Expiar
significa pagar um preço, sofrer as consequências de um ato errado ou injusto.
Há mais
de 2000 anos alguém sofreu uma expiação. Esse alguém tomou sobre si todos os
pecados de todas as pessoas que vivem que viveram e que ainda viverão sobre a
face da Terra. Mas por que foi preciso que alguém pagasse pelos pecados de todo
o mundo?
Tempos
atrás, antes de todos nós virmos à Terra, vivíamos em um mundo espiritual, sob
a forma de espíritos sem um corpo físico, chamado pré-mortalidade. Neste lugar,
convivíamos com nosso Pai Celestial e todos os nossos irmãos espirituais.
Lá houve
um conselho chamado Conselho dos Céus. Nesse conselho, o Pai Celestial
apresentou um plano onde todos que quisessem O seguir, viriam à Terra, teriam
liberdade de escolha, receberiam um corpo físico e ao longo da vida, passariam
por provações, assim como também por alegrias, a fim de adquirir experiência
suficiente para que ao fim da vida mortal, pudessem voltar à presença do Pai e
tornarem-se herdeiros de Seu poder e grande glória sendo Deus o único possuidor
de tamanho esplendor.
Entretanto,
para levar o plano a efeito, era necessário que alguém, num incondicional amor
pelo Pai Celestial e por toda a humanidade, entregasse sua própria vida em
favor de todas as pessoas que viriam à Terra. Mas como isso é possível?
O Élder
James E. Talmage, antigo membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de
Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, da qual sou membro, esclarece esta
questão no livro de sua autoria, Jesus, O
Cristo:
“A expiação deveria ser evidentemente um sacrifício vicário,
voluntário e inspirado no amor por parte de Jesus; universal em sua aplicação à
humanidade, desde que os homens aceitassem os meios de salvação postos ao seu
alcance [...] Para tal missão, poderia ser eleito apenas alguém que não tivesse
pecado”. (TALMAGE, James E. Jesus, O Cristo. Salt Lake City: Copyright, 1964.p.21).
Continuando
a tratar sobre o Conselho dos Céus, após apresentar o plano, o Pai questiona a
quem deveria enviar para realizar esta grandiosa missão da qual falo. Dois de
Seus Filhos mais especiais, estes que eram grandemente instruídos e admirados
por todos seus outros irmãos espirituais, apresentaram-se dispostos a cumprir o
plano. O primeiro era Jesus, até então Jeová, respondendo ao Senhor afirmou
querer ser enviado a fim de cumprir exatamente o plano proposto.
Lúcifer,
que mais tarde se tornaria Satanás, apresentou-se também, entretanto, diferente
de Jesus, queria modificar o plano. Ao invés dos homens terem liberdade de
escolha, todos seriam obrigados a segui-lo e ao final de tudo, a glória seria
totalmente sua em vez de ser entregue ao Pai. O Senhor então decidiu enviar o
primeiro. Por ter se rebelado, Lúcifer tornou-se Satanás, o pai de todas as
mentiras, e com tal rebeldia, foi expulso dos céus. Então ocorreu o momento
crucial para todos nós. Os que quiseram seguir Satanás foram expulsos com ele e
jamais receberam um corpo. Ao todo, um terço de todos que lá estavam o
seguiram.
Todos,
enfatizo bem esta parte, TODOS os que escolheram a Jesus Cristo receberam um
corpo. Ou seja, cada um que nasceu nesta Terra, desde antes de nascer, como
espírito, fez a escolha de seguir a Cristo, no mundo espiritual. Do contrário
não teria nascido.
Voltando
ao foco, somente Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Pai, poderia realizar o
sacrifício expiatório. Somente Ele poderia suar sangue por cada poro de Seu
corpo durante a oração intercessora no Jardim do Getsêmani. Apenas Ele seria
capaz de depois de ter sido chicoteado, cuspido, pregado em uma cruz, rogar ao
Pai que perdoasse aos que lhe fizeram tais coisas, por não saberem o que
estavam fazendo. Citando novamente James E. Talmage:
Jesus Cristo era o único ser que possuía os requisitos para o
grande sacrifício:
1-Como único Homem sem pecado;
2-Como Unigênito do Pai e, portanto, o único Ser nascido na
Terra possuindo em Sua plenitude os atributos tanto de Deus como do homem.
3-Como o único que tinha sido escolhido no céu e preordenado
para esse serviço.
Encerrando
este tópico, presto meu singelo testemunho, com a absoluta certeza que a vida
de Cristo não começou em Belém nem se encerrou no Calvário. Posso afirmar com
segurança que o Pai Celestial ama a todos os Seus filhos, sem qualquer acepção,
de tal forma que preparou inigualável plano de salvação para que um dia, se
fizermos por merecer, podermos alcançar a exaltação.
Jesus
Cristo não foi apenas um homem bom que andou por aí pregando o evangelho. Não
foi simplesmente um profeta com princípios simples. Ele é o Redentor do mundo.
Graças à Ele hoje temos a dádiva do arrependimento, que foi-nos dada através da
Expiação, pelo qual não precisamos sofrer qualquer dano físico quando nos
arrependemos de algo de errado que tenhamos feito.
Obtive um
testemunho deste maravilhoso evangelho através da fé que exerci ao orar ao Pai
Celestial e receber a resposta de que este é o caminho certo. Eu sei. Eu sinto.
Sei de onde vim, porque estou aqui e para onde vou se continuar cumprindo
fielmente os mandamentos e qual meu destino se não os cumprir.
Que cada
um de nós possa refletir e lembrar-se dessas perguntas a nível espiritual:
Quem sou
eu? Por que estou aqui? O que acontece depois da morte física?
Queira
você ou não, isso é muito importante. Seja você rico ou pobre, branco ou negro,
cristão ou ateu, hétero ou homossexual enfim, independente de quem você é aqui
ou em que acredita, o Pai Celestial o ama tanto, mas tanto que foi capaz de dar
a vida do Seu Filho mais precioso pra que você possa um dia se tornar como Ele
é. Você tem um valor inestimável para seu Pai. Ele o ama e isso NUNCA vai
mudar. Deixo estas palavras em nome de meu Salvador, o Salvador de todos nós,
Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário